Reiki Original de Mikao Usui

ReikiTornar-se um Reikiano significa tornar-se um agente de cura pessoal e planetária!
A palavra japonesa “Reiki” significa Energia Vital Universal. “Rei” significa Sabedoria Universal, Sabedoria Divina, e “ki” significa energia vital. Para alguns, significa Energia Espiritual, sendo Rei - Espírito e Ki - energia.
A energia “Ki” também é chamada de Prana (para os Hindus), Chí (para os chineses), e ainda tem outras denominações, como por exemplo, Espírito Santo, para os cristãos.

Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição de energia que mantém e recupera a saúde de forma holística. É um sistema revolucionário de adaptação do ser humano a nova era, despertando a capacidade de autocura (do ponto de vista energético e holístico) que estava adormecido em nós, devido aos processos atuais em que o ser humano esta envolvido: stress, ansiedade, vícios, depressão e etc

O Reiki é uma terapia vibracional, onde a energia utilizada é a própria energia universal. O terapeuta reikiano é o canal por onde a energia é conduzida, e assim, essa energia universal é transmitida para quem vai receber o tratamento. Pode-se tratar pessoas, animais, plantas e até mesmo limpar ambientes e objetos com reiki. Tanto quem recebe o reiki quanto quem o aplica, sente os seus efeitos: o terapeuta que aplica reiki também se beneficia da energia e é reequilibrado.

O reiki auxilia no equilíbrio físico, mental e espiritual. Hoje é utilizado dentro de alguns hospitais que acreditam e reconhecemos fundamentos holísticos e as terapias complementares. Existem varias pesquisas com bases científicas que vêm comprovando sua eficácia.

A energia Reiki atua no corpo físico restaurando o equilíbrio dos sistemas celulares e físicos e também nas camadas energéticas, promovendo uma limpeza nos níveis sutis (corpos sutis, aura). Reiki não é uma técnica invasiva, não é um procedimento médico e também não interfere na religiosidade. Por isso, o Reiki é visto como um método de equilíbrio e evolução do ser humano. Ele proporciona bem estar físico, mental e emocional, desbloqueando e transformando energias estagnadas, fazendo com que dessa forma, melhoremos nosso desenvolvimento em vários aspectos da vida.

O Reiki foi redescoberto no Japão pelo Dr. Mikao Usui (que dentre outras coisas era também um monge budista). Usui foi impulsionado pela curiosidade de como grandes nomes espirituais como Buda e Cristo conseguiram efetuar curas pelas mãos, e assim se recolheu no monte Kurama em meditação por 21 dias, e foi onde conseguiu se purificar e acessar a energia Reiki.

No início do século XX, o Reiki foi trazido para o Ocidente pela Sra. Hawayo Takata (uma japonesa, que morava no Havaí, e que obteve a cura de um problema abdominal pelo reiki quando fazia uma visita ao Japão. Anos mais tarde, foi iniciada no Reiki por Chujiro Hayashi, discípulo direto de Usui). A técnica até hoje é passada de mestre para aluno, habilitando a pessoa a se tornar um canal da energia Reiki.

Mikao Usui fez uso de técnicas e símbolos que já eram utilizadas no Japão, na Índia, no Tibet, na China e outros locais do oriente para compor seu sistema de cura Reiki, tornando-o assim um tratamento muito seguro e eficiente.

Usui notou que mesmo utilizando o Reiki para curar as pessoas, depois de algum tempo, voltavam a ficar doentes, devido aos maus hábitos e comportamentos nocivos. Foi quando decidiu incorporar o que ele chamava de "Método de Convite a Felicidade", que são os 5 princípios do Reiki, como sendo uma fórmula para se chegar a paz e a iluminação, e a promover a saúde espiritual, social, mental e física!.

1 - Apenas hoje, não se preocupe.
2 - Apenas hoje, não se aborreça.
3 - Apenas hoje, seja humilde.
4 - Apenas hoje, trabalhe honestamente.
5 - Apenas hoje, seja gentil com todos os seres.

Publicado por: Fernando Ribeiro da Silva