Os 5 princípios do Reiki (Gokai)


Também conhecidos como "Método secreto para atrair bençãos". Esses princípios foram escritos pelo imperador Meiji em 1890 como uma espécie de código de conduta moral.

Mikao Usui decidiu incorpora-los ao Reiki quando notou que muitos dos seus pacientes continuavam numa vida sem prosperidade e muitas vezes voltavam a adoecer.

Tradicionalmente, essas palavras devem ser ditas ou mentalizados antes da aplicação de Reiki. O Reikiano deve fazer uma meditação e recitar os princípios em voz alta ou para sí mesmo.

Além de indicar uma conduta moral, os 5 preceitos também apontam o caminho para a evolução interior. Visto que grande parte, ou a totalidade, dos desequilíbrios que sofremos no corpo físico são consequências de emoções mal trabalhadas desta e de outras vidas, não ter raiva, não ter preocupação, não desejar o mal, ser grato e sentir e viver o amor incondicional são as chaves para não sobrecarregar nosso cérebro e todos os nossos sistemas físicos e etéricos (corpos de energia).

1 - APENAS HOJE, NÃO SENTIREI RAIVA.

Estamos reagindo a um estímulo externo: Algo que alguém ou alguma situação provocou em nós.  Quando não aprendemos a lidar com nossas emoções, adoecemos.  Este princípio tenta nos convidar a refletir por que atraímos esta situação e o que podemos aprender com ela. Devemos entender que nossas emoções também são energias, e que podemos transformá-las em energias de qualidade melhor. Quando deixamos que algo nos irrite, nos tire do nosso eixo, é por que estamos afirmando como verdade aquele fato e de aquilo tem importância. Foi tão forte a ponto de nos desestruturar. Por mais que a irritação ou a raiva, ou o ódio venham, eles nunca devem tomar conta de nós. Perdemos nossa energia quando acreditamos em fofocas, quando nos envolvemos em intrigas, quando damos ouvidos a fatos maliciosos que não presenciamos. Isso reforça a importância do mal. O mundo não precisa disso. Aprender a lidar com esses sentimentos é um exercício. Temos que analisar o que podemos ganhar com esses sentimentos. Normalmente não ganhamos nada com eles por que não direcionamos de forma produtiva e apenas colocamos nosso sistema vital a mercê de energias intrusas e negativas, que nos colocam mais e mais pra baixo. O que moveu sua raiva, tem realmente importância agora? Foi um capricho infantil? A vingança vai realmente mudar os fatos, e fazer seu ego descansar? Por que aconteceu com você e não com outra pessoa?

2 - APENAS HOJE, LIBERTE-SE DA PREOCUPAÇÃO

Depressão é estar no passado. Ansiedade é estar no futuro. Preocupar-se é estender  um acontecimento. Ele começa antes de quando ele deveria começar, e muitas vezes, não vamos resolve-lo antes do tempo certo de terminarem. Somente vamos nos desgastar nos preocupando, e esse desgaste de energia consome nossa saúde.  Confie no universo! Não negligencie suas ações, não deixe de fazer a sua parte da melhor forma, mas confie que o desfecho será o melhor possível.

3 - APENAS HOJE, AGRADEÇA SUAS BÊNÇÃOS E SEJA HUMILDE.

A gratidão é o reconhecimento de que tudo é sagrado!  Ser humilde é termos consciência de quem somos e que estamos caminhando na nossa evolução. Não devemos nos culpar, e sim entender o que aconteceu e reconhecer que estamos aprendendo. Temos todas as ferramentas do universo ao nosso dispor para evoluirmos conforme nossa vontade. Hoje temos acesso muito mais fácil a livros, ensinamentos, estudos e muita coisa gratuita, mas você precisa querer e dar o primeiro passo.  Deus é tão bom que nos da uma nova chance a cada minuto, a cada momento, a cada dia. Então, agradeça!

4 - APENAS HOJE, GANHE A VIDA HONESTAMENTE

A desonestidade as vezes pode vir da falta de crédito na providencia divina. Não ha o que temer, e não existe falta. O universo e a natureza são infinitos e abundantes. Creia na abundancia divina. Observe uma flor e veja quantos detalhes ela tem: cores, desenhos, aromas, formas. Uma arvore pode dar muitas flores e muitos frutos. Isso é abundancia e riqueza. O conforto da mentira é temporário.

5 - APENAS HOJE, SEJA GENTIL E AMÁVEL COM TODOS OS SERES VIVOS.

Isso significa que devemos respeitar a ligação que temos com o todo! Tudo que é vivo e tudo que integra a existência (pessoas, plantas, pedras, animais e tudo mais na natureza) tem uma consciência, e compartilha conosco uma ligação energética. Quando estamos bem, essa energia é compartilhada, assim como quando estamos mal também. Respeitar os outros seres é saber que por mais que alguns reinos existem no mundo para auxiliar o ser humano, não significa que podemos simplesmente utiliza-los sem nenhum critério. Temos hoje o exemplo de varais espécies de animais e vegetais a beira da extinção. Solo, ar e agua poluídos. É esse mundo que queremos deixar? Será essa a assinatura da nossa civilização?  Estamos de fato evoluindo ou apenas andando a passos largos?

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por: Fernando Ribeiro da Silva