Aura - Anatomia Sutil

Alem do corpo físico, possuímos também os corpos sutis, formados por camadas de energia sobrepostas, cada um com suas características particulares e que formam a aura humana: um campo de energia que envolve o corpo. O estudo da anatomia deste sistema de energia sutil também é conhecido como para-anatomia ou anatomia sutil, e envolve também o conhecimento dos chacras (centros de energia) e dos nadis (filamentos energeticos por onde a energia sutil trafega no corpo).

Alguns estudiosos mantêm opiniões um pouco diferentes em relação ao numero de corpos sutis existentes: para se ter uma idéia escritos hindus antigos diziam existir mais de 2000 corpos. Acredito que este número seja variável conforme a evolução da percepção de cada um. Alguns conseguem detectar mais camadas que outros, mas percebi que todos acabam convergindo para as mesmas funcionalidades, em corpos separados ou juntos conforme a necessidade didática.

Cada corpo energético, do mais externo ao mais interno é também um filtro que tem a finalidade reduzir a intensidade da energia universal para que seja possível sua manifestação no nosso campo vibracional (Planeta Terra). Os corpos sutis nos protegem, nos permitindo habitar e nos manifestarmos em meio à matéria densa. Se essa energia toda não fosse filtrada nosso corpo físico seria desintegrado.

Cada um dos corpos energéticos esta ligado a um dos chacrasChacras:  Chacra, do sanscrito, quer dizer "rodas" ou "discos". Também podem ser chamados de TChacras.
São centros de energia localizados no corpo sutil que possuem uma certa frequencia de pulsaçãoresponsaveis pelo equilíbrio energético do corpo.
Para saber mais: leia nossos artigos sobre chacras e corpo sutil.
principais.

Neste artigo vou tratar dos corpos sutis, seguindo a linha descrita principalmente no livro "Mãos de Luz" de autoria da Dra. Barbara Ann Brennan, complementando com outras informações, de forma que fique o mais sintetizado possível, uma vez que é um assunto de alta complexidade. No livro citado podem ser encontrados mais detalhes. O que torna sua leitura indispensável para quem deseja um maior conhecimento.


Corpo Físico: é o corpo que tocamos e vemos. É o repositório de todos os outros corpos. Nele estão os 5 sentidos visão, tato, paladar, olfato e audição. Possui os sistemas biológicos (como o digestivo, excretor, endócrino, circulatório, respiratório, ósseo, auditivo, olfativo, linfático, sistema nervoso e etc) que garantem o seu funcionamento no estado tridimensional que habitamos. Tudo o que ocorre nos outros corpos sutis se reflete neste corpo e vice-versa.


1º - Corpo Etérico: É uma cópia fiel do nosso corpo físico e contem todos os órgãos. È um corpo bioenergético: constituído de éter e matéria física, meio material e meio espiritual. Contem os traços de todas as nossas encarnações e todas as nossas existências. Está ligada a manutenção da saúde. Sua coloração vai do azul-claro ao acinzentado.


2º - Corpo Emocional: Nele ficam as emoções, as sensações, sensibilidade, instintos, dor, prazer, vícios e etc. É por este corpo que acontecem os acoplamentos espirituais com desencarnados. Reações neste corpo levam a manifestação dos pensamentos no corpo Mental, que são as conhecidas "formas-pensamento". É formado por bolhas coloridas que vão dos tons mais claros quando se expressa sentimentos bons até mais escuros e turvos quando os sentimentos são carregados.


3º - Corpo Mental: Corresponde a pensamentos e processos mentais, e percepções simples dos sentidos como odores, gostos e sons no mundo material e espiritual. Aqui o raciocínio é seletivo. É regido pelo cérebro. É também onde aparecem as formas-pensamento emanadas pelo corpo emocional. È um corpo que ainda esta em evolução. Coloração predominante é o amarelo.


4º - Corpo Astral:Este corpo não tem forma definida e é composto por nuvens coloridas, com cores mais intensas e impregnadas pela cor rosa. Neste corpo existe grande interatividade astral, possui cordões energéticos que se ligam com o corpo astral de outras pessoas por afinidade, e que se dão pelos relacionamentos de todos os tipos: amizade, amor, e etc.


5º - Corpo Etérico Padrão: Corpo esférico de coloração azul-escuro, do qual deriva o corpo etérico (2º camada). Contem todas as formas do plano físico com se fossem negativos de uma fotografia. Os espaços entre os limites da esfera e o corpo dentro dela são vazios . Este é o estado onde o som cria a matéria.


6º - Corpo Celestial: "Eu Superior". É o nível emocional do plano espiritual. Também chamado de corpo Budico ou Crístico. Este corpo pode ser alcançado pela meditação. Deste corpo vem a iniciativa da busca do conhecimento e evolução do espírito. Nele estão registradas todas as experiências das encarnações anteriores. Seu estado vibracional proporciona sensação de realização e êxtase espiritual.


7º - Corpo Ketérico: É o nível mental do plano espiritual. É composto por luz. Este corpo é a pura luz divina. O estado vibracional deste corpo transmite paz, serenidade, e pureza na percepção de sons, imagens, e sensações de expansão. É chamado de Deus Interior. Possui um formato oval e dourado.

Publicado por: Fernando Ribeiro da Silva