Desalento e Desespero

    As essências florais deste grupo são indicadas para as ocasiões em que as pessoas sentem desalento, desespero. Isto pode ocorrer pela falta de autoconfiança, fazendo-as perder muitas oportunidades na vida. Quando as pessoas se acham culpadas por suas atitudes ou magoadas e ressentidas pelas dos outros. Ao se sobrecarregarem espontaneamente de trabalho, abraçando tudo que apareça pela frente, ou quando a vida as coloca em situações de sobrecarga das quais não têm como fugir. A mesma sensação pode vir por não gostarem de sua aparência, ou por sentirem como se algo dentro de si mesmas estivesse sujo ou contaminado. Também quando a sua Alma, traumatizada e ferida, busca, mas não encontra consolo. Ou, se está vivendo um sofrimento prolongado, profundo, não vendo saída para as suas dores, apesar de não desistir de buscá-la.

Crab Apple (Malus Pumila) Sente-se mental, emocional e fisicamente impuro. Não gosta da sua aparência (essência floral da limpeza).
Estado negativo: Sente-se sujo, na mente e no corpo, auto condenação, vergonha de si mesmo, desgosto."O purificador."
Estado positivo: Melhora a auto-estima, liberal, genuína e auto-satisfação.

Elm (Ulmus Procera) - desesperado pela sobrecarga de obrigações que a vida lha impõe.
Estado negativo: Sentimento temporário de estar sobrecarregado pelas responsabilidades. Normalmente muito capaz.."Não posso desapontá-los."
Estado positivo: Grande habilidade em assumir responsabilidades, é confiável, seguro de si.

Larch (Larix Decídua) - falta de confiança em sua capacidade, sente-se inferior.
Estado negativo: Sem confiança, antecipação e medo do fracasso, não se arrisca. Sentimento de inferioridade, embora tenha habilidade."Eu simplesmente não consigo."
Estado positivo: Perseverança e disposição em se lançar em projetos. Fé em sua própria habilidade.

Oak (Quercus Robur) - lutador não reconhece seus limites até ficar doente e ai entra em desespero.
Estado negativo: Normalmente forte e corajoso, um lutador, não se rende a doença ou adversidades. Só pensa em trabalhar e servir e esquece do lazer."Preciso continuar!"
Estado positivo: Bravo "lutador", sem perder a esperança, estável e corajoso.

Pine (Pinus Sylvestris) - Se culpa pelos seus atos e até pelos erros dos outros.
Estado negativo: Culpa, auto-reprovação, consciencioso sente-se indigno, culpa-se por erros alheios. "Foi tudo minha culpa!"
Estado positivo: Senso equilibrado de responsabilidade, não se estende sobre erros cometidos.

Star of Bethlehem (Ornithogalum Umbellatum) - sofre por grande choque físico, mental ou emocional do presente ou do passado.
Estado negativo: Para os efeitos de perda ou choque físico, mental ou emocional. Necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas. "Perda irreparável!"
Estado positivo: Corpo e mente livres de tensão e resquícios de trauma.

Sweet Chestnut (Castanea Sativa) - desespero profundo. Não vê saída para seu sofrimento. Estado negativo: Angústia extrema, desolação, sentimento de ter chegado ao limite da resistência. Quando se busca a luz no fim do túnel. "Não vou aguentar!"
Estado positivo: Fé de que a angústia insuportável é uma experiência necessária, mas logo se dissipará.

Willow (Salix Vitellina) - sente ressentimento e mágoa, injustiçado, decepcionado. Estado negativo: Ressentimentos, mágoas, rancor, amargura. Sente-se injustiçado pela vida. Muita tristeza e negativismo. "Isso não é justo!"
Estado positivo: Grande otimismo, não é rancoroso com a vida.