Os 7 Chakras

Os chacras, ( chakra do sânscrito significa roda) são centros de energia que funcionam como turbilhões ou redemoinhos, girando nos sentidos horário e anti-horário. No sentido horário eles abastecem o corpo com energia, e no anti-horário eles liberam energia.
Os chakras absorvem a energia universal ou primária distribuem-na ao longo dos filamentos de energia chamados nadis (meridianos), para o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e depois para o sangue, alimentando o corpo.
Aqui vamos explanar um pouco dos chacras principias que estão diretamente ligados a cada uma das 7 glândulas do corpo humano, e que também, cada um deles é um ponto de acesso a cada um dos 7 corpos.

1º - Chacra Básico: Muladhara, em sânscrito significa raíz. Está ligado ao corpo etérico. Situa-se na base na espinha dorsal, responsável pelos órgãos reprodutivos, coluna vertebral, sistema nervoso central e periférico e todo aparelho urinário. É Por onde sobe a kundalini, chamada de fogo serpentino, que é a junção das energias vindas do Sol e do centro da Terra que vão abastecer o corpo. O equilibrio deste chacra propicia o desenvolvimento do intelecto e o inverso pode causar desejos descontrolados e frieza. Sua cor é vermelho e sua nota musical vibracional é o Dó

2º - Chacra Sacral: Svadhisthana significa "morada própria". Chacra Gênito-Urinário ou Sexual. Está ligado as gônadas: testículos e ovários. Tem as funções ligadas as do chacra basico, como a vitalização do feto em formação. É a sede do inconsciente individual e coletivo do ser. Está ligado ao carma e processo de evolução humana. Seu desequilíbrio afeta próstata, testículos, ovários e ocorre por energia sexual desenfreada. Em equilíbrio ele faz com que a kundalini energize todo o sistema de chacras. Sua cor é laranja e sua nota musical vibracional é o Ré.

3º - Chacra Plexo Solar: Manipura, em sânscrito significa "Cidade das jóias". Situa-se à altura do umbigo, pelo lado direito. é responsável pela assimilação e metabolização dos alimentos e funcionamento do aparelho digestivo. vitaliza o esôfago, estômago, pâncreas, fígado, vesícula, intestinos. Bem desenvolvido ativa as percepções e sensibilidades de identificar energias, em desequilíbrio gera egoísmo e falta de fluidez na vida,"cegando" o indivíduo para sair da monotonia. Sua cor é amarelo e sua nota musical é o Mi.

O Chacra Esplênico: Devido a repressão sexual no ocidente, este chacra era listado no lugar do chacra sacro ou sexual.Situado na altura do baço, é considerado um chacra secundário por estar ligado ao baço, mas sua função é muito importante. Principal entrada da energia vital (prânica). formação e reposição das defesas orgâni cas através do sangue O seu desequilíbrio causa anemia, fraqueza e outros problemas no sangue, alem de se tornar um indivíduo muito nervoso, se incomoda com tudo, irritado, é se torna um vampiro de energia pois não se energiza sozinho. Equilibrado gera uma pessoa com otima energia vital e cuja presença é muito agradável. São ótimos terapeutas.

4º - Chacra Cardíaco: Anahata, em sânscrito,"inviolado". Situa-se à altura do coração, à esquerda e acima, ligado a glandula timo. Responsável pelo equilíbrio, intercâmbio e controle da emotividade. Fluxo das informações do sentimento e emoções. Com o chacra equilibrado a pessoa tem muita lucidez em seus sentimentos e emoções. Em desequilíbrio gera depressão, angústia, irritação e dores no peito. Sua cor predominante é o verde podendo ter emissóes de luz dourada (conforme a figura) e sua nota musical é Fa.

5º - Chacra Laríngeo: Vishuddhi, em sânscrito,"purificar". Situa-se à altura da garganta. Responsável pela fala e audição (garganta, cordas vocais e sistema auditivo), vias respiratórias (boca, nariz, traquéia e pulmões) e das glândulas endócrinas timo-tireóide e paratireóides. Seu papel é de extrema importancia pois materializa idéias através da fonética. Em bom funcionamento gera no indivíduo clareza na transmissão das idéias, caso contrário, gera problemas nas glandulas relacionadas e problemas para o indivíduo expressar suas emoções e sentimentos. Sua cor predominante é o azul e sua nota é o Sol.

6º - Chacra Frontal: Ajna, em sânscrito,"comandar". Situado na fronte entre os olhos. relação com os lobos frontais do cérebro e a hipófise pituitária. É o chacra dos sentidos, responsável direto pelo funcionamento do intelecto, do sistema nervoso central (visão, audição, tato, etc). Este também é um dos chacras responsáveis pela vidência e intuição no campo da mediunidade. Seus desajustes podem promover sensação de confusão, dores de cabeça, sinusites e problemas oculares. Sua cor é o índigo e sua nota musical é o Lá.

7º - Chacra Coronário: em sânscrito,"mil pétalas", ou Brahmarandhra, "orifício divino". Situado no alto da cabeça.Conhecido entre os hindus por “lótus de mil pétalas”, relaciona-se com a Epífise. Liga ao plano espiritual, através dele captamos as energias Espirituais. Quando desenvolvido mantém todos os demais em pleno equilíbrio. Só deve ser desenvolvido com o controle moral, intelectual e espiritual. Em desequilíbrio, o indivíduo se anula para a vida, perde o contato com a realidade e fica sem perspectiva na vida. Sua cor predominante é o violeta e o branco. Sua nota musical é o Si.

Publicado por: Fernando Ribeiro da Silva