Metafísica

Metafísica é uma parte da filosofia que busca entender a causa primaria de tudo, registros apontam que foi estudada por Aristóteles (aprox. 1003 a.c.) em um conjunto de livros específicos.

A palavra Metafísica, do grego, quer dizer “além do físico”. A metafísica é a ferramenta pela qual o universo se comunica conosco: ela esta presente em nosso corpo, em nossa casa, nos acontecimentos diários, nas nossas doenças, tentando nos mostrar como nosso comportamento muda a nós mesmos. Como nossas atitudes podem nos prejudicar ou nos ajudar.

A metafísica tenta encontrar as causas não físicas, que não estão explícitas: Existem espíritos? Quem ou o que é Deus? Por que adoecemos? Por que eu tive uma doença "x" e não a doença "y" ? Por que sempre me machuco no lado direito? Por que nasci neste país? Nesta cidade? Nesta família ?

Exemplo: Se existe uma pedra no caminho e você tropeçou nela, por que foi você quem tropeçou, ao passo que varias pessoas passaram pelo mesmo lugar? Você pode responder: “Simples... por que eu não vi a pedra”. Não ver a pedra seria a causa física. E qual seria a causa metafísica? A pedra estar naquele lugar, no momento que você passou e tropeçou nela, quer passar qual mensagem do universo para você?

Através destas analise, é possível traçar um perfil envolvendo aspectos comportamentais de uma pessoa, e desta forma, encontrar qual o comportamento pode estar causando alguma situação.

Publicado por: Fernando Ribeiro da Silva